Quem sou eu

Minha foto
*Cirurgião Dentista; *Professor Titular de Fisiologia Humana da Unimes; *Professor de Semiologia da Unimes; *Professor de Pós-Graudação (Especialização) em Estomatologia (Abcd/Unimes); *Especialista em Estomatologia; *Mestre em Diagnóstico Bucal - Semiologia pela USP; *Membro do Conselho Editorial da revista "Full Dentistry in Science"; *Membro do Corpo Editorial da revista "Espelho Clínico" - Apcd São Caetano do Sul.

domingo, fevereiro 20, 2011

Exercícios de Aulas

Aula: METODOLOGIA DO DIAGNÓSTICO

1. De acordo com o texto abaixo, extraia as informações pertencentes aos ítens da Seqüência da Elaboração do Diagnóstico.

Exemplo: Onde no texto estão as informações pertencentes à Anamnese?... ao Exame Físico?... ao Prognóstico?... aos Exames Complementares?... etc.

Sugestão: Isole cada íten da seqüência da elaboração do diagnóstico e ache no texto as informações pertencentes ao íten isolado.

Lembrando que a Seqüência Cronológica do Diagnóstico é:

Paciente compareceu à clínica apresentando bom estado geral, condição sócio-econômica satisfatória, com queixa de ferida no lábio, com halo avermelhado ao redor da úlcera de forma circular, com fundo amarelado, dolorida, única, e localizada em mucosa labial inferior.
O paciente fez uso de automedicação com bochecho de anti-séptico, mas nada ajudou. A lesão teve início há 5 dias. Foi prescrito pelo profissional, tendo em vista que a expectativa de sucesso era grande, o medicamento tópico Omcilon por 7 dias, 4 vezes ao dia com remissão da enfermidade.
Durante o processo foram aventadas algumas possibilidades para o diagnóstico, entre elas, afta vulgar, hiperplasia fibrosa inflamatória e hemangioma.
Foi solicitado o anatomopatológico e o resultado não foi conclusivo, porém livre de malignidade. Tendo por base a propedêutica clínica e o quadro clínico, determinou-se que era uma afta vulgar, não necessitando de retornos para acompanhamento.